Do Instagram para a Galeria ACBEU

Mostra traz como novidade fotografias de Salvador postadas no Instagram do artista

A cidade do Salvador foi o cenário escolhido pelo artista visual baiano Fábio Duarte para a mostra fotográfica intitulada Kirymuré-Paraguaçú: a cidade grande há de ser uma grande cidade - Série Salvador, que será inaugurada na Galeria ACBEU na sexta-feira, 13 de novembro, a partir das 19h. Com curadoria do fotógrafo Marcelo Reis, a exposição apresenta rico e denso documento etnográfico moderno de Salvador formado por fotografias feitas com celular e postadas no perfil do Instagram do artista. A noite de abertura ainda contará com a apresentação do grupo musical LuveBox FX e entrega de catálogos. A mostra fica em cartaz entre 14 de novembro e 12 de dezembro, com visitação gratuita e aberta ao público.

Criada para que o visitante interaja com os cenários e a sonoridade do ambiente, a exposição se transforma numa experiência inédita pela cidade de Salvador através de imagens e sons, pois além dos 39 fotogramas que compõem o acervo, a mostra conta com uma trilha sonora assinada e pensada por Diego Oscar Ramos a partir de sons da cidade captados anonimamente por Fábio Duarte. “Procuro afirmar nossa identidade fazendo uma releitura de Salvador em tempos de instagram, uma nova ferramenta e um app de celular que me permitiu fazer e postar as fotos’’, revela Duarte. Para Marcelo Reis, o curador da mostra, “a coleção de cenários representados por Kirymuré-Paraguaçu em seus recortes quadrados, confere um ar estático aos caos diário urbano”.

A exposição é resultado de um trabalho que durou cerca de quatro anos, entre 2012 e 2015, período em que Fábio Duarte documentou diariamente, com a ajuda da lente fotográfica de um aparelho celular, a cidade de Salvador e suas peculiaridades. Assim, o artista montou um banco de imagens com mais de dois mil fotogramas.


Sobre Fábio Duarte
Artista visual, 38 anos, natural de Ipiaú, Bahia, Fábio Duarte trabalha como fotógrafo em produções teatrais e cinematográficas desde 1999 na cidade de Salvador, ano em que ingressou no curso de Belas Artes da UFBA. Entre 2002 e 2003 aprofundou os estudos em Performance na Universidad Politécnica de Valência, Espanha. Em 2010, tornou-se Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. A fotografia, a performance e a foto-performance são seus principais meios de expressão para falar de questões existências e espirituais na contemporaneidade.

Sua primeira individual fotográfica foi realizada na Galeria Pierre Verger, DIMAS, em 2005. Recebeu Prêmio Aquisição na VIII Bienal do Recôncavo, em 2006, e uma Menção Honrosa na IX Bienal do Recôncavo, em 2008. Participou de três Salões da Bahia, nas cidades de Teixeira de Freitas, Barreiras e Vitória da Conquista, em 2013, e da III Bienal da Bahia, em 2014. Participa ativamente de Salões, Bienais e Mostras.


Serviço
O que: Mostra fotográfica Kirymuré-Paraguaçú: A cidade grande há de ser uma grande cidade - Série Salvador
Quem: Fábio Duarte
Quando: Inauguração em 13 de novembro, a partir das 19h. Visitação aberta ao público de 14 de novembro a 12 de dezembro, de segunda a sexta das 14h às 20h e sábados das 16h às 20h
Onde: Galeria Acbeu - Av. Sete de Setembro, 1883 - Corredor da Vitória.
Informações: ACBEU (71) 3444-4411

Gratuito