LAB "A Joia expandida" por Lis Haddad na RV Cultura e Arte


POR QUE CARGAS D'ÁGUA UM LAB PRA FALAR DE JOIAS?

Para muito além do senso comum (ouro + pedras preciosas), quando desfiamos a trama que permeia a joalheria, questionamentos afloram. Uma desterritorialização de torna possível, brechas são abertas para serem ocupadas por novas poéticas e, ao invés de uma sedução imediata, toda sua potência comunicativa vem à superfície. Não são mais necessárias respostas prontas, há espaço para as perguntas.
Joia é arte nômade, ocupa o corpo para ganhar o mundo. Transita, corre pelas ruas, se relaciona. É oferta do que é único em cada um, diz respeito as experiências individuais do que é valioso, apropriação do próprio repertório. O que se pode levar consigo, o que a sensibilidade e os sentidos dizem ser precioso, livre de qualquer lógica de mercado.


Somos convocados todo tempo a construir uma imagem pessoal, ao mesmo tempo se fazem cada vez mais presentes discussões sobre o corpo, relações, coletivo e individualidades. Enxergar tudo que é possível provocar, é a possibilidade de dessacralizar uma ideia engessada e colocar em questão: o que realmente tem valor?
Todas, absolutamente TODAS as civilizações gastaram seu tempo e empregaram um esforço bem significativo para se adornar. Não foi a toa, meu bem, nananinanão.
Tato, intimidade, relações, corpo, matéria, caminhos singulares de expressão, processos, tempo, memória, místico; é disso que se trata.
E SE... rompermos com as fronteiras da joalheria? 
E se desvincularmos joia de valor econômico e formos livres para construir os nossos sentidos de preciosidade? E se luxo for apropriar-se das próprias referências, repertório, percurso e perceber o corpo como o mais incrível suporte da face da terra (and redondezas)?

O QUE É? 
Um Laboratório de provocações e trocas que articulam outras noções de preciosidade além de valor econômico.
E a gente aproveita para:
- Virar a chave e romper com o clichê 'joia ostentação';
- Vivenciar o fazer, o percurso criativo e os assuntos que o perpassam;
- Abrir brechas em conceitos engessados para serem ocupadas por novas poéticas;
- Investigar as potências estéticas e táteis de materiais vulgares;
- Colocar em questão: o que realmente tem valor?

PARA QUEM? PARA TODOS!
A riqueza desse projeto está na diversidade de experiências compartilhadas. Não precisa trabalhar com design ou arte ou moda ou artesanato ou pintar ou costurar ou...
A joia é só um ponto de partida para falarmos sobre memória, identidade, narrativas individuais, captação sensível, registro, limites, corpo, entre outros;

Se te interessam processos criativos, seja muito bem vindo!

Salvador
30 e 31 de outubro
RV Cultura e Arte
www.rvculturaearte.com
Inscrições antecipadas com desconto.
https://www.facebook.com/events/542075362611643/

Sobre horários e investimento, acesse www.lishaddad.com ou envie um e-mail para contato@lishaddad.com