Umidade na RV


Artista multimídia, Rômolo desembarca em Salvador, para mostra e workshop em maio.


A RV Cultura e Arte apresenta a mostra "Umidade" do artista plástico Rômolo, que tem abertura no dia 13 de maio de 2015, as 19:00, e fica em cartaz até 11 de julho. Na mostra, a primeira individual em terras soteropolitanas, o artista reúne obras em acrílica, aquarela, colagem e gravura, em um panorama pessoal sobre o contexto tropical dentro do cenário urbano.
 
Depois de uma temporada de viagem pelo Sudeste Asiático em 2012, Rômolo  inicia uma série de trabalhos onde explora o vocabulário imagético das zonas climáticas tropicais. Plantas, frutas, a umidade, o efeito da melanina, a malemolência, deixam de ser parte exclusiva de uma identidade regional e passam aos pouco a fazer parte de uma linguagem única dos trópicos. 
 
Ao transitar então dos cadernos de viagem - primeiros rascunhos - para outros suportes, o artista agrega a pesquisa um novo olhar que reflete não só sobre o tropical, mas sobre sua convivência com o concreto armado, constatada diariamente ao viver em uma grande cidade. Assim surgem as primeiras composições sobre as feiras-livres, ambiente refugiado de melhor tradução conceitual e estética, grande personagem das obras apresentadas em "Umidade".
 
Nascido em Foz Do Iguaçu e radicado em São Paulo, Rômolo transita por diversas linguagens como quadrinhos, animações, pinturas e cartuns. Seus trabalhos foram reconhecidos e premiados pela Folha de S. Paulo e pelo Festival Animamundi, além de ter participado de exposições no Brasil e no exterior. Em seu ateliê, explora o universo tropical e urbano do cotidiano da cidade através de suportes como desenho, acrílico, gravuras, aquarela e colagens. Freqüentemente exercita também sua percepção através de experiências interculturais com seu projeto Cadernos de Viagem. Rômolo publica ainda, semanalmente a tirinha "Malditos Designers", que já foram compiladas em dois álbuns, lançados em 2011 e 2013.
 
SERVIÇO

O quê: "Umidade" exposição de Rômolo
Onde: RV Cultura e Arte
Quando: de 13/05 a 11/07/2015
Gratuito