O Rock por Fernanda Chemale

 
“Retratos Clássicos do Rock Gaúcho”, exposição da fotógrafa Fernanda Chemale, brinda os músicos da cena rock portoalegrense e vem na esteira de uma convivência que perdura desde o final dos anos 80. O interesse surgiu do cotidiano que acompanha o ofício da fotografia de espetáculo. A série é uma ode ao músico gaúcho, patrimônio imaterial da cidade, que faz de Porto Alegre a cena mais rock do Brasil. A exposição tem curadoria de Eduardo Aigner e conta com o auxílio luxuoso de Liége Biasotto.  O trabalho está em processo e vem sendo realizado desde 2012 em encontros casuais com os protagonistas da cena musical de Porto Alegre. Partindo do contraponto do palco e dos trabalhos anteriores da autora, os músicos são fotografados individualmente desprovidos de sua capa de cena, propondo um diálogo particular na busca da identidade desse tal rock gaucho. A série de fotografias teve sua estréia no Paraty em Foco em 2012, foi exibida no 7º FestFotoPoa e Estendal em 2013 e está em 2014, na Semana Rock do Sesc-RS. Conectada ao rock desde o final dos anos 80, Fernanda Chemale reverencia os músicos de sua cidade, Porto Alegre, apresentando retratos que exibem a maturidade e a resistência de artistas que escolhem a expressão da sonoridade como um modo de vida, criando um estilo que representa a música do sul do Brasil. 

O Sentido Performático da Fotografia

"Se a representação humana na fotografia, desde sua invenção, sempre foi parte de uma cerimônia ritual que acompanhou a iconografia do retrato fotográfico, podemos dizer que a fotografia - como primeira arte verdadeiramente popular que alargou a possibilidade do ver-se em imagens - é, por excelência, uma arte performática. A história do rock também passa por um imaginário constituído por imagens fotográficas. O universo do rock e seus protagonistas são homenagens ao tempo presente através da memória do tempo passado e do sentido ritualístico que segue envolvendo este segmento da cultura contemporânea. Como na noção ancestral de festa na qual a musicalidade era elemento indispensável. É possível fazer o som virar imagem? Tal e qual o êxtase de Dali, nas silenciosas fotografias de Fernanda, somos convidados não a ouvir, mas a sentir a musicalidade que circunda os registros, pois estamos num espaço visual de transição. O que é o rock, senão vertigem, êxtase, inquietação, performance?"

Alexandre Santos, Historiador e Critico de Arte


Retratos Clássicos do Rock
Fernanda Chemale
Data: 15/07 a 15/08 (Sábados e Domingos, em dia de Espetáculos, 1 hora antes da programação)
Horário: das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira
Local: Café Sesc Centro - Av. Alberto Bins, 665
Entrada Franca

Workshop Retrato Sinônimo Fotografia é dirigido à um público heterogêneo transmitindo informações a respeito do tema retrato no rock, associando-o a elementos da linguagem fotográfica e aos recursos que cada um dispõe em sua bagagem individual.
Ministrante: Fernanda Chemale
Data: 15/07
Horário: 19h - Duração: 2h
Local: Teatro do Sesc Centro - Alberto Bins, 665
Entrada Franca mediante inscrição através do e-mail: culturacentro@sesc-rs.com.br